Devaneios

Aguas Calientes, Peru
... "Analisando qualquer realização conquistada por mim, percebo que esta foi possível devido a certas oportunidades que se me apresentaram, tanto quanto devido ao meu esforço pessoal. Deparei-me com as circunstâncias certas para que pudesse crescer e aprender o que precisei”...

Para não esquecer

Em certas épocas da vida nos encontramos num “ciclo vicioso ocupacional”. São aquelas fases onde desejamos profundamente que o dia tenha 30 horas para conseguirmos zerar nossos deveres e recomeçar de mancinho...
Bom, nessas horas até pequenas coisas podem ajudar muito como o porta-objetos Do not Forget! elaborado para ser pendurado na maçaneta da porta ajudando você a não esquecer coisas importantes antes de sair de casa.
O modelito foi fabricado pela Monkey Business, vale R$66 e pode ser encontrado na Tienda Design (41) 3027-5251
Isso significa economia do tempo destinado a procurar a chave do carro, o empurrãozinho que faltava para tornar a rotina algo mais prático ou alguns minutinhos extras na sua prática de yoga! Uhu!!

Estilo fashiOMmmm


Tributo a Gregory Isaacs

"O Yoga nos ensina a curar o que não precisa ser suportado e a suportar o que não pode ser curado."
{B.K.S Iyengar}

O que não mata nos faz mais forte

Olha que interessante esse post da blogueira Cláudia Collucci. Quando li, não pude deixar de lembrar daquela expressão "o que não mata engorda" (rsrs).


"Uma notícia recente me chamou a atenção porque, de alguma forma, dialoga com aqueles momentos de fundo do poço, com aquelas horas que a gente pensa já ter chegado ao limite do sofrimento e depois se surpreende sacudindo a poeira e dando a volta por cima.

Cientistas da Universidade de Buffalo (EUA) acompanharam 2.398 pessoas entre 2001 e 20O3 e concluíram o que muita gente inclusive euzinha aqui, já tinha percebido empiricamente: o que não mata nos deixa mais forte.

Bem na verdade a citação é atribuída ao filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Mas a conclusão do pesquisador Mark Seery e sua equipe, em outras palavras, é exatamente a mesma: as pessoas que passaram por acontecimentos adversos e traumáticos tiveram menos sintomas de estresse e relataram mais situações de bem-estar do que aquelas que passaram por menos dificuldades.

Foram avaliadas 37 categorias diferentes de trauma psicológico ou físico, incluindo morte de um familiar, doença ou acidente, desastres naturais, divórcio ou presenciar um ato de violência. A conclusão de Seery é que realmente existe uma relação entre experiências ruins e resiliência. Na física, essa palavra diz respeito à possibilidade de um material voltar à forma anterior depois de sofrer pressão ou deformação. 

Na psicologia, é a capacidade de uma pessoa enfrentar situações negativas e retirar algo de positivo da experiência. Para Seery, o cérebro é capaz de aprender com cada trauma e se tornar mais experiente e mais forte. Não é incrível como certas conclusões nos faz um enorme eco?"

Para ler mais posts da Cláudia acesse http://claudiacollucci.blog.uol.com.br/

Quem ama cuida!

Se você se preocupa com o bem-estar dos seus animais, além de cuidados básicos com a alimentação, passeio e muita atenção, rescue e os Florais de Bach são um caminho natural e barato para mantê-los felizes e saudáveis todos os dias. Muito legal medicina veterinária alternativa :) !
Saiba mais!

Com o final de semana chegando aproveite para fazer "aquele" passeio especial com direito a todos os mimos que eles merecem!! 

Picture by Steve McCurry
"O Yoga não é uma religião, mas uma espiritualidade.
Como tal, exerceu sua influência sobre todo o desenvolvimento religioso e espiritual da Índia."
{Thomas Berry}

Paschimottanasana I - Postura da Pinça

Os asanas de flexão de tronco são super aplicados nas salas de aula, entretanto apesar da simplicidade, realizá-lo envolve uma cadeia cinética bastante extensa que se apóia em um conjunto articular notável que é a coluna vertebral. Portanto atenção!

Para realizá-lo de maneira correta é importante saber que a ação deve ser iniciada pelo quadril. Então no paschimottanasana, por exemplo, você deve levar a intenção de encostar a barriga nas coxas e não a cabeça no joelho, senão se curvará inteiro!
Como realizá-lo:
Sente-se no seu tapetinho com as pernas esticadas para frente e a coluna ereta, inspirando eleve os braços e exalando leve as mãos em direção dos pés, que devem estar unidos e retos (verticais ao chão).

Observações da ação ao inspirar:
Afaste os ombros das orelhas.
Faça uma inspiração profunda, capaz de criar bastante espaço nas suas vértebras. Devemos buscar sempre crescer na postura e esses espaços são a nossa chave!

Observações da ação ao exalar:
Sugue levemente o abdômen, pois isso ajudará a ganhar alongamento (O chamado Uddiyana Bandha).
Abra a região peitoral elevando suavemente o queixo e a intenção aos ombros como se quisesse unir suas escapulas.

Cuidados:
O alinhamento e a intenção devem sempre ser adaptados de forma a direcionar a sensação de alongamento para a região alvo e não para as articulações e os seus ligamentos. Tente manter as coxas ativas durante todo tempo, elas ajudarão para que não exceda na postura.

Procure manter-se no asana sem forçar, à medida que for conquistando exija um pouco mais.

Boas práticas!

Tranquilo

A primavera está aí e o que mais ouvimos falar é sobre rituais desintoxicantes que ajudam limpar o corpo para se preparar para o verão. Acreditando ou não, realizando algum ou não, segue a "minha" receitinha para complementar:

Deixe o ritmo invadir sua alma,
comandar seus sentidos
e soltar o seu corpo...
vai se sentir mais...
tranquilo!


Levo a vida tranqüila
Não tenho medo do mundo
Não vou me preocupar

Tranqüila
Levo a vida tranqüila
Não tenho medo da morte
Não vou me preocupar

Que passe por mim a doença
Que passe por mim a pobreza
Que passe por mim a maldade, a mentira e a falta de crença
Que passe por mim olho grande
Que passe por mim a má sorte
Que passe por mim a inveja, a discórdia e a ignorância

Tranqüila
Levo a vida tranqüila

Que me passe
A doença que me passe
A pobreza que me passe
A maldade que me passe
Olho grande que me passe
A má sorte que me passe
A inveja que me passe
A tristeza da guerra


Tranqüila
Levo a vida tranqüila
...

Yoga Pedagógico - RYE (Recherche sur le Yoga dans l'Education)

Segunda ensolarada sempre inspira o início de uma ótima semana! E aproveitando essa boa energia gostaria de complementar a matéria sobre Yoga Pedagógico da yOMga Magazine deste mês incluindo aqui um post com uma lista das escolas que encontrei pela net que já oferecem de alguma forma o yoga na sua grade curricular. Demais, né?!

Lar de Criança Ananda Marga
Rua Antonio de Lopes de Barros 825
Jardim Peri Alto, São Paulo – SP

Creche Jardim Ecológico
Rua Carlos Guilherme Schmidt, 350
Jardim Florida Paulista - Guarapiranga - SP.
Lar e Creche Jardim Ecológico
Rua Santo Eduardo, 165
V.Astúrias - Brig. Tobias - Sorocaba - SP

Colégio Andrews
Rua Visconde de Silva, 161
Humaitá - Rio de janeiro

A.Liessin
Rua Sorocaba, 80/90
Botafogo – Rio de Janeiro – Brasil

Escola Pedra da Gávea
Rua Prof. Milward, 110 - Barrinha
Rio de Janeiro - RJ

Colégio Simão Frugis
Rua Flórida, 903
Brooklin Novo São Paulo - SP

Coopevo Dinâmica
Rua Denizart Vidigal, 3620
Votuporanga - SP

Instituto Bom Aluno
Unidades em Curitiba, Londrina, Vipal, Maringá, Bahia e Belo Horizonte


Na escola estadual Margarida Brochado em Belo Horizonte - MG, a professora de matemática Maria de Lourdes da Silva Araújo dá um ótimo exemplo cheio de iniciativa aplicando em sala de aula alguns princípios do yoga na educação que aprendeu. Gente que faz a diferença!!

Amar é...

As pessoas acham que alma gêmea é o encaixe perfeito, mas a verdadeira alma gêmea é um espelho, a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa que chama atenção para você mesmo para que você possa mudar sua vida.
Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam suas paredes e te acordam com um "tapa".
{ Comer, Rezar e Amar }

Vela

A luz da vela recria em nós uma sensação primitiva de calor e aconchego que vem do rompimento das trevas. Ela ilumina, mas não revela tudo. Mantém um clima de mistério.” Luiz Felipe Pondé
Acenda uma vela e olhe fixamente para ela sem piscar, ou pelo menos tente não piscar. Essa prática de fixação ocular é chamada de Trataka yoga e este exercício fortalece os olhos, estimula as glândulas lacrimais, desenvolve a concentração e estimula os centros nervosos.
A vela, um charmoso objeto de decoração também pode ser associada a um símbolo de iluminação quando falamos de fé e espiritualidade.
Para praticar: Olhe para a chama por um minuto sem piscar. Depois feche os olhos, relaxe visualizando a chama no ponto entre as sobrancelhas. Repita 2 ou 3 vezes e gradualmente com a prática vá aumentando o tempo de permanência usando o mesmo tempo para relaxar com os olhos fechados.

Um dia para ser criança

Reduto de inesquecíveis histórias...
Símbolo de independência, ousadia e liberdade...
Pura diversão que, às vezes, nem sai do quintal...
Ponto de encontro entre música, natureza e alegria...
Acampar pode ter inúmeras definições e deliciosas recordações bem distintas para cada um de nós. O fato é que essa atividade educativa pode ser muito mais do que uma aventura, veja só: aprende-se a compartilhar tudo com o grupo, estimula-se o espírito de equipe, bem como a iniciativa de cada integrante da barraca e deve além de tudo seguir princípios de condutas ecológicas.
A possibilidade de colocar-se imerso na natureza como uma pequena parte do eco-sistema é uma experiência para a alma que engrandece o ser humano. Quer lugar mais propício para uma prática de yoga transformadora? 

Mahaganapati

Dica de blogueira ;)

Você já ouviu falar em Tautologia?
Tautologia é um termo usado para definir os nossos “vícios de linguagem”, aquele clássico subir pra cima, sabe?! Basicamente consiste na repetição de uma idéia de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.

- elo de ligação
- acabamento final
- certeza absoluta
- quantia exata
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive
- juntamente com
- expressamente proibido
- em duas metades iguais
- sintomas indicativos
- há anos atrás
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta
- todos foram unânimes
- conviver junto
- fato real
- encarar de frente
- multidão de pessoas
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada
- escolha opcional
- planejar antecipadamente
- abertura inaugural
- continua a permanecer
- a última versão definitiva
- possivelmente poderá ocorrer
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- demasiadamente excessivo
- a seu critério pessoal
- exceder em muito.

Quando colocados assim, até fica óbvio como todas essas repetições são dispensáveis. Entretanto no dia a dia, muitas vezes, nem notamos e sempre escapa alguma coisa. Então fique ligado!!

fot{OM}grafia

Alice Springs, Australia - 2004
Você já parou para pensar que uma fotografia pode te levar a uma viagem ao tempo?!Isso acontece sempre quando abrimos aqueles álbuns da infância com a família, ou dos tempos da faculdade... Um registro a um clique e aquela imagem entra para história. Como é gostoso, instigante e interessante rever e relembrar...

Oras bolas e o yoga não é o caminho que escolhemos para buscar nossa real natureza? Então é a reflexão e auto-investigação capaz de gerar crescimento como fruto da compreensão e esse insight não pode vir de algo registrado fotograficamente, mas perdido em algum lugar da nossa mente?

Pois sempre revivo meus registros e me questiono se ainda estou no caminho...
Vale Del Colca, Peru - 2009
"Yoga é um estado interno de consciência ampliada. É pela experiência direta que se atingi este estado e não apenas pela inferência ou testemunho."
{Patañjali}

Os registros do yOMga você pode ver e rever quando quiser no Flickr na galeria Expedição yOMga. Enjoy it!

Vai pra onde??

Você já comeu pão de queijo no palito? Não, nem eu! Por isso fui conhecer um café no interior de São Paulo, na cidade de Bragança Paulista um cantinho bem “cantinho” mesmo, escondidinho e especial.
O princípio do pão de queijo de palito é bem simples e original; eles utilizam uma daquelas máquinas de fazer crepes só que ao invés de colocar a massa de crepe enchem de massa caseira de pão de queijo. O efeito é divino!! Torradinho e crocante por fora e macio derretendo na boca por dentro! Uma xícara de cappuccino e um dia friozinho daqueles para acompanhar - Hummmm... perfeito!
Vale a visita
Empório Europa, Grupo Europa - Bragança Paulista
Como chegar: Rod. Anchieta-Imigrantes ou Rod. Fernão Dias
Fica a 90 km de São Paulo

Amor&Dor

A causa de todo sofrimento kármico advém da falta de conhecimento da nossa própria natureza. Somos praticamente leigos quanto à nossa verdadeira essência e essa quase ignorância não tem a ver com conhecimento intelectual. Esse tipo especial de ignorância faz parte do condicionamento humano e é a causa matriz de todo o nosso sofrimento. É praticamente como uma alienação que mascara a verdadeira natureza humana de simplesmente ser feliz.

Pensando nesse sentido a meditação, a nossa prática de yoga, entre outros caminhos podem ser o que você precisa para encontrar a sua paz interior.

O caminho é observar e trabalhar as instabilidades das várias formas mentais e comportamentais que adquirimos até conseguirmos a libertação do contato com aquilo que gera dor e tristeza.

{ Texto baseado na minha interpretação de um artigo de Rosana Biondillo }

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...